Projectos

P02: 2 x 3D Characters

TEMÁTICA
Criação e produção de personagens em imagem de síntese 3D.

OBJETIVOS
Criar e manipular meshes em 3D, produzindo modelos em baixa resolução.
Saber proceder a uma utilização aplicada de diversas propriedades basilares da imagem de síntese 3D: polígonos, mesh, materiais, texturas, uvmaps…
Saber otimizar geometria, texturas e shaders em modelos 3D, visando uma eficaz gestão de recursos.
Saber usar ferramentas de digital sculpting, e aplicar técnicas de retopology.
Saber fazer o rigging de personagens no contexto de animação digital 3D.

METODOLOGIA
Deverão ser produzidas duas personagens originais, sendo que uma deverá obrigatoriamente possuir características antropomórficas e a segunda deverá obrigatoriamente excluir essas mesmas características.
As personagens finais deverão estar na resolução mais baixa possível, ou seja, com uma contagem de polígonos otimizada.
Cada personagem deverá conter duas animações: 1) andar/walk cycle; e 2) à escolha.
O projeto deverá ser realizado exclusivamente em Blender, embora outras aplicações de edição bitmap possam ser utilizadas para alguns trabalhos com texturas.
Para as personagens, deverão ser considerados nomes, personalidades base, e um contexto narrativo geral transversal a ambas.

O projeto deverá ser realizado em grupos de dois a três elementos.

FORMATOS
Deverá ser renderizados um vídeo a 1920x1080 px com as respectivas animações e uma série de imagens bitmap, que deverão demonstrar devidamente as personagens criadas.
O projeto deverá também ser acompanhado por uma breve memória descritiva explicativa do trabalho com aproximadamente de 100 a 200 palavras, descrevendo o seu processo de trabalho.
Ao longo do projeto, deverão ser publicados nos respectivos blogues esboços, renders de teste, observações, etc. tal como um diário gráfico, para que o projeto possa ser acompanhado remotamente.
No final, os vídeos e a memória descritiva deverão ser publicados num único post nos respectivos blogues, e cujo título deverá ser iniciado por “P02”.

PRAZO
29/04/2014, 17:00.



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P01: 360º SELFIE


Nadar, Revolving Self Portrait, c. 1865.

TEMÁTICA
Auto-retrato em imagem de síntese 3D.

OBJETIVOS
Criar e manipular meshes em 3D, produzindo modelos de baixa e alta resolução, partindo de imagens fotográficas de um modelo real.

Saber proceder a uma utilização aplicada de diversas propriedades basilares da imagem de síntese 3D: polígonos, mesh, materiais, texturas, uvmaps…

Saber otimizar geometria, texturas e shaders em modelos 3D, visando uma eficaz gestão de recursos.

METODOLOGIA
Deverão ser produzidos dois auto-retratos em 3D, sendo um em baixa resolução (low poly) e outro em alta resolução (high poly).

Os retratos deverão ser o mais fidedignos possível, tendo em conta a modelação e texturização necessárias.

O projeto deverá ser realizado exclusivamente em Blender, embora outras aplicações de edição bitmap possam ser utilizadas para alguns trabalhos com texturas.

FORMATOS
Os dois auto-retratos deverão ser renderizados lado a lado numa única imagem em formato JPEG ao baixo a 1920x1080 px em duas versões: final e com o wireframe visível. Aqui poderão ser renderizadas tantas imagens quantas necessárias para se melhor perceber o modelo.

Deverá também ser renderizado um vídeo com a mesma composição e resolução, em que os modelos rodem sobre o seu próprio eixo, de modo a poderem ser visíveis a 360º.

O projeto deverá também ser acompanhado por uma breve memória descritiva explicativa do trabalho com aproximadamente de 100 a 200 palavras, descrevendo o seu processo de trabalho.

Todo este material — incluindo a memória descritiva — deverá ser publicado num único post nos seus respectivo blogues, e cujo título deverá ser iniciado por “P01”.

PRAZO
18/03/2014, 17:00.

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